terça-feira, 31 de maio de 2016

Equipamentos Básicos de Proteção Individual - Parte I

Equipamentos Básicos

Vou comentar sobre os equipamentos básicos utilizados nas minhas atividades como hobista.

Na minha oficina tenho equipamentos para trabalhar com Marcenaria, Serralheria, Mecânica de Automóveis e Eletricidade. Cada uma das atividades tem os seus equipamentos próprios. Alguns são comuns a várias atividades. Vejamos:

EPI para Serralheria

Eu trabalho com uma inversora de solda. Os EPI básicos para quem vai trabalhar com serralheria são os seguintes:
  • Óculos de proteção
  • Luvas
  • Protetor Auricular
  • Avental
  • Manga ou Mangote
  • Capuz ou balaclava
  • Perneira
  • Calçado de segurança
  • Máscara de solda
  • Creme protetor solar fator 50

Óculos de Proteção

Óculos de Proteção
Os óculos de proteção são um EPI usado para várias atividades. Eles protegem a pessoa de partículas que são lançadas e podem atingir os olhos. Esses óculos têm as laterais fechadas para maior proteção. Há diversos modelos. Pessoas que usam óculos não se adaptam bem aos óculos de proteção, pois eles não ficam bons quando sobrepostos aos óculos de grau. Uma opção é comprar um par de óculos de segurança que seja possível substituir a lente por uma lente de grau. Outra opção, a minha, é substituir os óculos de proteção por um protetor facial.

Os óculos de proteção (ou protetor facial) devem ser utilizados durante as atividades de corte com máquina de disco e esmerilhamento. 


Luvas

Luva de Raspa
As luvas, feitas de raspa de couro ou vaqueta, servem para proteger as mãos de rebarbas e limalha de ferro que podem provocar ferimentos. As luvas também servem para proteger durante a soldagem, pois durante a operação é comum espirrar fagulhas de metal derretido que podem provocar queimaduras graves. Além disso, a claridade provocada pelo arco de solda pode produzir queimaduras devido à alta intensidade de raios UV.

Há basicamente três tipos de luvas: as de cano curto, cano médio e cano longo. Para soldagem a de cano médio e longo são mais indicadas por fornecerem maior proteção; para as demais atividades a de cano curto é mais confortável.


Protetor Auricular

O excesso de ruido prejudica a saúde podendo causar perda de audição, zumbido (tinnitus), ansiedade, hipertensão, nervosismo e até mesmo impotência sexual. O problema é que a perda auditiva não se dá de um dia para outro. Ela é cumulativa: se dá aos poucos e vai aumentando com o passar do tempo. Quando se dá conta não existe cura, pois a situação é IRREVERSÍVEL. Devemos cuidar da nossa exposição às fontes de ruído intenso, ficando atentos à intensidade e ao tempo de exposição.

O ruído intenso, que pode causar alguma perda de audição, está acima de 85 decibéis (dB ) por um período de oito horas. Para cada 5dB aumentado, a exposição ao ruído deve diminuir pela metade, ou seja, 90dB por apenas quatro horas de exposição, 95dB por apenas duas horas e, aos 110dB, a exposição deve ser de apenas 15 minutos. O Anexo I da NR 15 do Ministério do Trabalho apresenta a tabela completa com os limites de tolerância para ruídos contínuos e intermitentes. Pode ser facilmente encontrado na Internet.

Os principais sinais da perda de audição são:

  • Zumbidos e sons estranhos na orelha quando se está em ambientes silenciosos ou antes de dormir;
  • Dificuldade para ouvir sons baixos ou de alta frequência;
  • Dificuldade para conversar ou falar ao telefone;
  • Sons percebidos de forma abafada.

Como não há remédio para a perda auditiva, o único jeito de evitá-la é a PREVENÇÃO.

O protetor auricular tem a função de fornecer proteção contra excesso de ruído. No caso das atividades de serralheria ele deve ser usado durante as operações de corte quando se utiliza uma máquina policorte e de esmerilhamento.

A principal característica de um protetor auricular é taxa de redução de ruido (NRR - Noise Reduction Rate), que pode variar entre 15 e 30 decibéis (dB). O protetor auricular deve ser escolhido de forma a atenuar o ruído ambiente deixando-o entre 80 e 85 db.

Há dois tipos de protetores auriculares: os de inserção e os tipo concha.

Protetor Auricular de Inserção

Os protetores de inserção são os mais utilizados. Eles são colocados no interior do canal auditivo com a função de bloquear a passagem do som. São confortáveis, baratos e duráveis. Há dois tipos: o de espuma moldável e os pré-moldados.

Protetores de Inserção
Os protetores de espuma moldável são descartáveis, portanto mais higiênicos, e devem ser utilizados uma única vez. Os pré-moldados, fabricados de silicone ou co-polímero, são reutilizáveis e necessitam de higienização (lavagem) diária. São encontrados em tamanho único ou 3 tamanhos para melhor se adaptação.

As vantagens desse tipo de equipamento são:


  • baixo custo
  • eficiência
  • conforto
  • pode ser combinado com outros equipamentos
Entretanto os protetores de inserção apresentam algumas desvantagens:
  • não dá para ser inserido se o usuário estiver de luvas ou com as mão sujas
  • menores taxas de redução, em torno de 16 dB
  • maior necessidade de higienização (no caso dos pré-moldados)
  • mais fácil de perder
No caso do uso de protetores reutilizáveis recomenda-se fazer um nó no cordão próximo ao plug e utilizá-lo sempre no mesmo ouvido (o direito por exemplo). Dessa forma, caso haja uma infecção em um ouvido ela não é transmitida ao outro.

Os protetores reutilizáveis também devem ser lavados constantemente. Como são introduzidos dentro do canal auditivo eles podem provocar infecções caso não estejam adequadamente higienizados. Esse tipo de equipamento é de uso pessoal e não deve ser compartilhado com outras pessoas.



Protetor Auricular de Tipo Concha

Protetor tipo Concha
Os protetores auriculares tipo concha são formados por duas conchas plásticas forradas de espuma e unidas por uma haste metálica ou de plástico. Ele é colocado sobre as orelhas com o intuito de abafar o som. Esse tipo de protetor possui taxa de atenuação mais elevada que os de inserção. Para garantir sua eficiência ele deve ser colocado de tal modo que as orelhas fiquem totalmente dentro das conchas.

Esses protetores são mais caros que os de inserção e são fabricados em diversos modelos para permitir o seu uso em conjunto com outros equipamentos.

As vantagens dos protetores tipo concha sobre os de inserção são:
  • maior poder de atenuação (25 dB)
  • eficiência
  • podem ser colocados ou retirados com o uso de luvas
  • maior durabilidade
  • mais difícil de perder
Desvantagens
  • maior custo
  • maior peso
  • menor conforto
Há protetores tipo concha que oferecem proteção ativa, ou seja, eles possuem um sistema eletrônico que emite ondas sonoras que anulam as ondas do ruído externo aumentando seu poder de abafamento. Seu circuíto eletrônico é capaz de manter o nível de ruído em 85 dB, garantindo uma proteção efetiva com perfeita audição de conversação. Esse tipo de protetor é indicado para atividades em ambientes de alto nível de ruído. São equipamentos de elevado custo.


Avental de Raspa de Couro

Avental de Raspa
O avental tem como função a proteção do tronco contra fagulhas espirradas durante a soldagem, corte e esmerilhamento. São produzidos de raspa de couro.

Existem dois modelos: com mangas (tipo barbeiro) e sem mangas (tipo açougueiro). A escolha de um ou outro vai depender do gosto de cada um. O avental tipo barbeiro dispensa o uso de mangas avulsas (mangote) e deve ser usado com luvas de cano curto.


Manga ou Mangote

Mangas ou Mangotes

As mangas avulsas são protetores para os braços quando se usa aventais desprovidos delas. Como todos as demais vestimentas também são confeccionadas de raspa de couro.

Devem ser usadas durante as operações de soldagem, mesmo que estejam sendo usadas luvas longas. 






Perneiras

Perneira
As perneiras, fabricadas de raspa de couro, são destinadas à proteção das pernas. São indicadas quando a pessoa está usando botas de cano baixo.

Não se deve confiar na proteção oferecida pela calça comprida pois o metal fundente perfura o tecido com facilidade provocando queimaduras. Somente uma perneira de raspa é capaz de impedir ferimentos.






Capuz ou Balaclava

Capuz de Soldador
O capuz de raspa completa a vestimenta e tem a função de proteger a cabeça e os ombros do soldador contra respingos de solda que espirram e deve ser utilizado durante as operações de soldagem.







Calçado de Segurança

Botina de Segurança
Existem vários tipos de calçados de segurança: botas, botinas, coturnos e  sapatos. Cada calçado possui características especiais para fornecer proteção a algum tipo de risco: calor, eletricidade, água, impacto de objetos, etc..

Gosto de usar uma botina de segurança com biqueira dura, Há dois tipos de biqueira: de aço e de PVC. Como não trabalho com peças muito pesadas optei pela biqueira de PVC, pois ao experimentar o calçado na loja ela me pareceu mais confortável que a com biqueira de aço. Tenho colegas que usam calçados com biqueira de aço e dizem que são confortáveis. Com biqueira de aço ou PVC uma botina de segurança é um EPI que deve fazer parte da vestimenta básica para qualquer atividade.



Máscara de Solda

A máscara de solda é um dos equipamentos mais importantes para o soldador. Ela protege o rosto de respingos e evita queima da retina pela radiação ultra-violeta, infra-vermelha e luz visível intensa produzida durante a formação do arco voltaico. Vou falar um pouco sobre elas para esclarecer alguns detalhes que aparecem nas especificações dos produtos existentes no mercado.

As máscaras de solda são caracterizadas pela sua Tonalidade de Escurecimento. A tonalidade de escurecimento é a graduação dada à proteção que filtro é capaz de fornecer, ou seja, qual a porcentagem da luz incidente que ele é capaz de bloquear.

A porcentagem da luz que atravessa o filtro é chamada Transmitância Luminosa. Os filtros luminosos são classificados segundo a tabela ao lado.





Máscara Fixa
Há dois tipos de máscara: as fixas e as automáticas. As máscaras fixas são as mais simples e mais baratas. São feitas de material plástico resistente e possuem uma janela onde é colocado um filtro de vidro com tonalidade fixa.

Esse tipo de máscara é ruim, principalmente para os iniciantes, porque o operador não consegue enxergar o trabalho enquanto o arco não é aberto, pois o filtro é muito escuro.







Máscara Automática
As máscaras automáticas são mais sofisticadas. Possuem um filtro de cristal líquido polarizador de luz que é capaz de bloquear o excesso de luminosidade assim que o arco se forma. Quando não há arco o filtro não atua, ficando claro para possibilitar a visão da superfície de trabalho.


Vejamos algumas características desses filtros:

Tempo de Comutação: também chamado de tempo de escurecimento, é o tempo que o filtro demora para atuar, passando do estado claro para o escuro. Esse tempo deve ser inferior a 5 milésimos de segundo (5 ms).

Tempo de Recuperação: chamado também de tempo de clareamento ou tempo de retorno, é o tempo que a máscara leva para passar do estado escuro para o claro. Esse tempo é variável de acordo com o serviço que está sendo executado, devendo ser menor para solda de ponteamento (50 ms) e maior para longos cordões (300 ms), pois a grande quantidade de material incandescente continua irradiar infra-vermelho após cessar o arco.

As máscaras de escurecimento automático podem possuir filtros de tonalidade fixa ou variável. Normalmente as máscaras fixas possuem tonalidade 11; as variáveis permitem a graduação da tonalidade entre 9 e 13. Quando o filtro está aberto (claro) ele apresenta tonalidade em torno de 4.

A tonalidade da máscara deve ser escolhida de acordo com o tipo de eletrodo e amperagem que está sendo usada. A tabela abaixo mostra as recomendações da norma EN 379-2003.




Ao efetuar uma solda a máscara deve ser regulada segundo a tabela acima, Pode ser utilizado um ponto para cima ou para baixo em virtude das diferentes capacidades de visão das pessoas.

Algumas máscaras de solda trazem no seu interior um filtro para os fumos provenientes da operação de soldagem que não devem ser inalados.

Dicas Importantes

Na hora de comprar os seus EPI observe:

  • Verifique quais são os EPI recomendados para o trabalho que você pretende fazer;
  • Dê preferência às marcas tradicionais conhecidas;
  • Certifique-se que o EPI possui o Certificado de Aprovação - CA com o número gravado, juntamente com o nome do fabricante/importador;
  • Verifique o prazo de validade;
  • Ao comprar produtos de raspa, principalmente luvas, experimente para ver se são confortáveis;
  • Ao adquirir uma máscara de solda dê preferência às máscaras automáticas com tonalidade variável e tempo de recuperação controlável;
  • A escolha do protetor auricular deverá levar em conta o nível de exposição ao ruído da atividade.

Ao utilizar o seu EPI:

  • Siga atentamente as instruções do fabricante;
  • Observe a validade do produto;
  • Substitua seu EPI sempre que estiver fora da validade ou apresentar avarias que possam afetar seu perfeito funcionamento;
  • Não compartilhe equipamentos pessoais, como os protetores auriculares de inserção;
  • Não reutilize produtos descartáveis.


Lembre-se:

  • EPI não custa caro.
  • Segurança nunca é demais!

Façam seus comentários.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário