segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ferramentas Hobby, Profissional e Industrial - Conceito

Dando início ao meu blog vou esclarecer (ou pelo menos tentar esclarecer) um conceito que costuma gerar muita dúvida: além do preço, quais as diferenças entre as linhas de ferramentas HOBBY, PROFISSIONAL e INDUSTRIAL.

Muitas vezes queimamos uma máquina porque ela foi utilizada de maneira errada, não por culpa nossa, mas por absoluta falta de informação nos catálogos e manuais. Uma coisa que não é bem difundida é o CICLO DE TRABALHO para o qual a máquina foi concebida. Toda máquina, até mesmo as industriais, têm um ciclo de trabalho, que é a proporção entre o tempo em que a máquina fica trabalhando e o tempo que ela deve ficar parada "descansando". Até hoje eu só vi essa informação divulgada nas inversoras de solda.

Quando o ciclo de trabalho não é respeitado e o tempo de funcionamento da máquina é excedido há danos ao equipamento: aquecimento é o principal sintoma de que estamos exigindo da máquina além daquilo para o qual ela foi projetada. O calor excessivo vai danificando o verniz isolante da fiação do motor que acaba queimando.

O desrespeito ao ciclo de trabalho acaba por reduzir a vida útil da máquina.

- LINHA HOBBY

A máquinas dessa linha são destinadas ao uso doméstico e hobistas iniciantes. São de concepção mais simples feitas para serem usadas eventualmente e em serviços leves.

O ciclo de trabalho de uma ferramenta HOBBY é de 10 a 15 minutos de trabalho contínuo para 30 minutos de descanso. São dimensionadas para 3 ciclos de trabalho por dia.

Eu (e isso é uma opinião minha) tenho algumas restrições a esse conceito de LINHA HOBBY, pois no dia que o hobista está usando a ferramenta ele a usa como um profissional, pois passa o dia todo na oficina. É aí que a máquina não aguenta e acaba queimando. Por isso eu tomo muito cuidado com qual tipo de máquina eu posso comprar da linha hobby.

- LINHA PROFISSIONAL

Máquinas da linha profissional, como o nome diz, são destinadas a profissionais que vão utilizar bastante a máquina. Os produtos dessa linha são mais robustos que os da linha hobby e normalmente possuem mais inovações tecnológicas. São destinadas a serviços mais pesados.

O ciclo de trabalho das ferramentas PROFISSIONAIS é de 30 minutos de trabalho ininterrupto com 30 minutos de descanso. São admitidos no máximo 6 ciclos de trabalhos por dia.

- LINHA INDUSTRIAL

São máquinas destinadas ao uso mais intenso e trabalhos extra-pesados. Normalmente são máquinas mais potentes.

As ferramentas da linha INDUSTRIAL são dimensionadas para uso contínuo de 45 minutos com 30 minutos de intervalo, admitindo no máximo 9 ciclos de trabalho por dia.

MEU CONSELHO:

Antes de comprar a sua máquina pense bem no uso que fará dela e escolha uma máquina da linha correta. Eu procuro dar preferência às linhas INDUSTRIAL e PROFISSIONAL, embora possua algumas ferramentas da linha hobby.

Gasta-se um pouco mais, mas se bem cuidada a ferramenta dura o resto da vida! Compra-se uma vez só.

Meu amigo Marcos costuma dizer: "Comprou baratinho, levou porcaria... vai ter que comprar de novo!"

Abraço e até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá PC aqui é o Carlos (Edukadujp)..Boa a sua explicação de ciclos e intervalos de descanso de uma máquina. ..pois quando ligamos ela não pensamos nessa parte e sim apenas com o projeto que estamos executando e ė claro ,nossa segurança tb...Obrigado mais uma vez pelas explicações e parabéns pela iniciativa do Blogger, forte abraço

    ResponderExcluir